Características do Gato Sagrado da Birmânia

Padrões da Raça
As características abaixo são os padrões da raça, isso significa que estas seriam todas as características de um gato ideal, no entanto algumas delas são muito difíceis de ser conseguida.

Aparência geral
São gatos de pelo semilongo, com patas sempre brancas (chamada de “luvas”), saudáveis, musculosos, com movimentação equilibrada. A pelagem não forma nós, nem cachos.

O peso médio das fêmeas adultas é a partir de 3 kg chegando a 5kg, sem aparentar ser gorda. Elas são menores do que os machos que podem chegar a 7kg, sem aparentar ser gordo). A cauda é portada ereta.

Comportamento e caráter
Não são agressivos, adoram a companhia de seres humanos e acostumam-se rapidamente com os hábitos de toda a família. Adaptam-se facilmente a outros animais; são bastante tranquilos e dóceis. Adaptam-se facilmente em ambientes fechados como apartamentos.

Cabeça
Forte, de tamanho médio e formato arredondado; vista de perfil, mais longa que larga. As mandíbulas fortes, o queixo, bem desenvolvido e as bochechas, salientes.

Nariz
Alongado, com as narinas apontando para baixo; pode apresentar pigmentação rosada. O nariz romano é o ideal, sem stop, ou pouco marcado.

Orelhas
O comprimento é aproximadamente igual à largura na inserção. As pontas são redondas. Moderadamente afastadas e bem providas de tufos de pelos.

Olhos
Arredondados, levemente amendoados, grandes, sempre azuis (de preferência bem escuros, o mais intenso possível), independentemente da cor da pelagem. Inseridos relativamente distantes.

Pescoço
De comprimento médio, bem musculoso.

Corpo
Com ossatura forte, retangular.

Cauda
De comprimento médio, em proporção com o corpo, formam uma pluma

Tamanho
De médio a grande.

Pelagem
De comprimento médio para longo, textura sedosa. O colar é desejável, especialmente nos machos. Ao ser tocada com os olhos fechados deve dar a sensação de seda pura.

Gato Sagrado da Birmânia Catlabelle - Lilac Point
X